sábado, 26 de janeiro de 2008

Solidariedade árabe

Policiais egípcios ficam feridos em confronto com palestinos, diz ministro
Folha Online, 26/01/2008. Destaques meus:

«O ministro de Assuntos Exteriores egípcio, Ahmed Abul Gheit, informou neste sábado que 36 policiais e guardas de fronteiras ficaram feridos nos últimos dois dias em incidentes com cidadãos palestinos que entraram no Egito.

Gheit fez esta declaração após participar de uma reunião ministerial comandada pelo ditador egípcio, Hosni Mubarak, realizada para avaliar a situação da fronteira entre o Egito e a faixa de Gaza, informou a agência de notícias egípcia Mena.

O ministro disse que dez agentes das forças antidistúrbios e 26 guardas de fronteiras, entre eles dois oficiais, ficaram feridos nos incidentes, e alguns estão internados em estado grave.

"Grupos palestinos, que atravessaram a fronteira da Faixa de Gaza para o Egito cometeram ações de provocação contra os soldados de segurança egípcios", disse Gheit.

Na sexta-feira (26), os policiais egípcios teriam sido atacados com pedras por palestinos que cruzavam a fronteira entre Gaza e Egito.

Os soldados da polícia se limitam hoje a observar e controlar a passagem dos palestinos, que continuam entrando e saindo do Egito, onde se abastecem de vários tipos de produtos.

(...)

Israel manifestou preocupação de que a livre travessia de palestinos para o Egito poderia propiciar a entrada de armamentos em Gaza.
(...)»

Deve ser a isto que chamam solidariedade árabe.