sábado, 29 de março de 2008

«Populista libertário de extrema-direita»...

... é assim que Paulo Moura classifica Geert Wilders hoje no suplemento P2, do Público. Extrema-direita libertária... Estamos sempre a aprender.

Cenas da televisão pública

Mais uma história para acrescentar ao tema do "serviço público de televisão":

«(...) Ora, no muito interessante debate que se lhe seguiu (voltarei a ele amanhã) disse-se, por exemplo, que há público para o teatro sério. Então, se há público para o teatro sério e se se faz tanto bom teatro sério em Portugal, porque é que se transmite em directo uma comédia chamada O Dia das Mentiras que perpetua a imagem do teatro português como uma coisa revisteira e rasteirinha? (...)»

As boas intenções (1), de Jorge Mourinha, no Público de hoje.

Já eu acrescento uma pergunta: se há público para o teatro sério e para o popular obviamente que há , então porque é que passam a vida a pedir subsídios para o teatro?

A Esquerda e a moral

O artigo do João Miranda no DN de hoje é dos melhores que ele escreveu naquela coluna. Como é pequeno, transcrevo-o na íntegra. Destaques meus.


«Vícios e Virtudes

O Partido Socialista quer acabar com o conceito legal de culpa no divórcio. Isto é, quer transformar o casamento num compromisso sem compromissos. Este é o mesmo Partido Socialista que quer proibir os piercings na língua e que aprovou uma nova lei do fumo com o objectivo declarado de combater o vício. Entretanto, o Bloco de Esquerda, um partido que chegou ao Parlamento graças à defesa do aborto e das drogas leves, tem um projecto de lei para proibir a publicidade ao álcool no desporto. Graças ao empenho dos partidos de esquerda, os portugueses terão no futuro mais facilidade em romper um casamento ou fazer um aborto do que em fumar um cigarro, publicitar uma cerveja ou meter um piercing na língua.

A defesa de instituições e de regras que têm como objectivo proteger as pessoas delas próprias costumava ser uma característica das religiões tradicionais. Os partidos progressistas, como o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista, começaram por contestar a autoridade religiosa com base na defesa da liberdade de cada um para tomar as suas próprias decisões. Mas agora que chegaram ao poder, desprezam a liberdade individual e limitam-se a substituir uma moral arbitrária por outra. A Igreja Católica tolerava o fumo e era contra a carne na Quaresma. O Partido Socialista tolera a carne na Quaresma mas embarcou numa campanha moralista contra o fumo. Neste contexto, a ASAE funciona como uma espécie de polícia do vício e da virtude. A ASAE não serve só para detectar carne estragada que nenhum consumidor estaria disposto a comer. Serve também para nos proteger de estabelecimentos que gostaríamos de frequentar e de produtos que gostaríamos de consumir. Ironicamente, uma das funções da ASAE é garantir que os hipermercados não abrem ao domingo à tarde. O domingo é um dia consagrado à família, quer os portugueses queiram quer não queiram. Claro que, graças ao projecto de lei do PS, os portugueses poderão agora dissolver a família sem culpa. Ficarão sem nada para fazer ao domingo à tarde.»

Esta última frase é deliciosa...

Ban Ki-moon, o Freitas da Coreia

Como o site que publicou o documentário Fitna o retirou dos seus servidores por os seus funcionários estarem a ser ameaçados de morte, substituí a fonte do vídeo ali em baixo por uma do Google Video.


Ban Ki-moon

Mas outra coisa triste nesta história foi a reacção infelizmente pouco surpreendente do secretário-geral dessa coisa de utilidade duvidosa chamada ONU, Ban Ki-moon :

"I acknowledge the efforts of the Dutch Government to stop the broadcast of this film and appeal for calm to those understandably offended by it. Freedom must always be accompanied by social responsibility." (in Un News Centre)

Ou seja, a ONU é a favor da censura prévia! Será que isto ainda pode piorar? Suponho que sim. O senhor Ban diz que é de compreender os que se sintam ofendidos com o vídeo. O facto de o vídeo apenas mostrar factos verdadeiros, citações rigorosas do Alcorão e dar a voz aos próprios muçulmanos parece-lhe irrelevante. A verdade não interessa para nada, o que interessa é que quem não gosta de a ouvir se sente "compreensivelmente" ofendido. Por isso, proíba-se de se dizer a verdade, a bem da hiper-sensibilidade violenta dos fanáticos.

Depois vem aquilo da "responsabilidade social", que ninguém sabe bem o que é, mas a que Ban acha que a liberdade de expressão se deve submeter. Ainda iremos ouvi-lo falar de "licenciosidade", conceito moralista transformado em político-filosófico por Freitas do Amaral aquando do episódio das caricaturas de Maomé. A escola é a mesma.

Freitas do Amaral

sexta-feira, 28 de março de 2008

Fitna, finalmente

Foi lançado ontem na Internet o muito aguardado documentário do político holandês Geert Wilders sobre o carácter intrinsecamente violento do islão. O filme chama-se Fitna, uma palavra árabe de impossível tradução que quer dizer, entre outras coisas, "discórdia". Ainda não havia uma só imagem do filme conhecida e já a Al-Qaeda tinha posto a cabeça de Wilders a prémio e muitos muçulmanos por todo o mundo queimavam bandeiras da Holanda... O próprio governo holandês tentou censurar o filme, em vão. O filme está também guardado no site WikiLeaks, além do próprio LiveLeak, onde foi oficialmente publicado, já que parece que o YouTube e outros serviços têm feito todos os possíveis por censurá-lo. É triste quando chegamos a este ponto de auto-censura...

O filme dura apenas 16 minutos e é de visionamento obrigatório! Está legendado em Inglês. Ei-lo:

Adenda, 29-03-2008: A LiveLeak retirou o vídeo porque os seus funcionários foram ameaçados de morte. Nada que nos espante. O vídeo está no Google Video e é dessa fonte que se reproduz o vídeo aqui em baixo (antes era do sítio original, a LiveLeak). Esperemos que a Google não ceda a chantagens. Se ceder, a liberdade de expressão terá acabado na prática e a barbárie terá vencido. A Wikipedia é o melhor sítio que conheço para seguir a história. A discussão sobre a página é de acompanhar também.


quinta-feira, 6 de março de 2008

A vergonha é quando o homem quiser

Mais notícias de solidariedade árabe, destaque meu:

Egipto inicia construção de muro na fronteira com a Faixa de Gaza
06.03.2008 - 17h24 AFP

O Egipto começou hoje a construir um muro ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza, semanas depois de milhares de palestinianos terem passado a frágil vedação que separa os dois territórios para fugir ao bloqueio israelita.

Segundo uma fonte dos serviços de segurança israelitas, que falou à AFP sob condição de anonimato, o muro terá três metros de altura “ao longo de toda a fronteira com a Faixa de Gaza”.

Estou certo de que o Miguel Portas e camaradas não tardarão a condenar mais este "muro da vergonha".

Obama, 'kitsch' e os artistas

Milan Kundera escreveu, no excelente romance A Insustentável Leveza do Ser, se não me falha a memória, que o kitsch é inevitável na política. Não sei o que ele acha de Barack Obama, mas a mim este parece-me a encarnação perfeita do kitsch na política; um kitsch sofisticado, como muito do kitsch na história da arte, mas, ainda assim, kitsch.

A histeria à volta do candidato por causa do seu tom de voz, bom aspecto, e repetição ad nauseum de expressões vazias que não concretiza já me enjoa há muito. Mas acho que só agora, depois de ver o vídeo em baixo, me ocorreu a expressão "kitsch" e com ela a memória da passagem de Kundera que evoquei. Note-se que todos os participantes do vídeo são artistas — uns músicos, outros actores, outros ambas as coisas. Não aparece ninguém que não o seja. Este facto corrobora o que disse acima — são os artistas quem lida no seu trabalho diariamente com o kitsch e, por isso, são também os mais sensíveis a ele. É por isso compreensível que haja tanto artista entusiasmado com o boneco falante. Temos de compreender.

Os 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil e o antilusitanismo brasileiro

A professora insurgente

Vejo numa reportagem na SIC Notícias sobre os protestos dos professores contra a ministra da educação (não faz sentido usar iniciais maiúsculas aqui) uma professora explicando qualquer coisa que não retive porque estava a olhar para o seu keffiyeh — aquele pano axadrezado que os árabes tradicionalmente usam na cabeça e que alguns ocidentais "pacifistas" em prol do terrorismo usam ao pescoço para se proteger do frio e do bom-senso — e para o cartaz que trazia atado ao pescoço, e pergunto-me: «Será que os professores vão começar uma Intifada contra a ministra?» Ódio não falta...

quarta-feira, 5 de março de 2008

Logo hoje...

Hoje, o Público faz 18 anos e o José Pacheco Pereira é director por um dia. Interessante. Só é pena que com a emoção se tenham esquecido de colocar em linha o suplemento P2, que hoje até traz um texto do Miguel Esteves Cardoso em que este escreve sobre o que odeia no jornal. Alguém dê um toque ao JPP...

Adenda, 6-3-2008: Afinal, o P2 está disponível, e em PDF, bem como o restante jornal. Aqui.

Somos todos democratas



No site de notícias da RTP, vejo isto escrito (a imagem acima é recortada do meu ecrã):

Hillary Clinton venceu e McCain garante nomeação
A senadora democrata Hillary Clinton venceu as primárias no Texas, Ohio e Rhode Island.

John McCain garantiu a nomeação e será o candidato democrata à Casa Branca.


Já sabíamos que para a generalidade dos nossos media, só os candidatos democratas são os correctos e os que interessa acompanhar. Há lapsos que revelam muito...

Dupla vitória para McCain

(imagem roubada daqui)

Esta noite foi de dupla vitória para McCain: ganhou a nomeação republicana para a presidência e viu adiada a decisão democrata, o que aumenta grandemente as hipóteses de o partido democrata continuar dividido até ao fim, contribuindo para a eleição presidencial de McCain.

Ron Paul também está de parabéns hoje.

Acidentes


«Vigilante foi encontrado com três facadas no peito
PSP não afasta hipótese de suicídio de segurança no Colombo

[O INEM encontrou] o segurança em paragem cardio-respiratória e com uma "hemorragia abundante", alegadamente resultante de três facadas que sofreu no peito (...). A morte foi confirmada e o corpo transportado para o Instituto de Medicina Legal para autópsia.

A PSP entregou o caso à Polícia Judiciária, que irá determinar se se tratou de um homicídio ou de um suicídio.»

04.03.2008 - 19h40 PÚBLICO

(Via João Miranda, no Blasfémias)

Polícia Judiciária inclina-se para acidente na morte de informador
05.03.2008, Público, versão impressa


Excesso de velocidade é a hipótese mais provável do despiste de que resultou a morte de Carlos Almeida, 29 anos, comerciante do ramo automóvel tido como um dos informadores da Polícia Judiciária (PJ) nos crimes da noite do Porto, que ficou carbonizado na madrugada de anteontem, na A4, junto à área de serviço de Águas Santas, Valongo.

(Destaques meus.)

Quantos quilómetros foram hoje?

Esta noite, o contribuinte português pôde assistir a esta fantástica sequência de programas na RTP 1:

21:35 - Quem Quer Ser Milionário
Concurso apresentado por Jorge Gabriel

22:35 - Futebol: Liga de Campeões - Resumos

23:45 - Liga dos Últimos
Magazine desportivo

00:25 - Trio d´Ataque

02:00 - O Tutor
3.ª temporada - série com Simon Baker

02:50 - Euronews

03:25 - Portugal no Coração
Repetição
(destaque meu)


Via Público.PT (O site da RTP confirma.)


Ou seja, depois do instrutivo concurso apresentado pelo insuportável Jorge Gabriel, vêm 3 horas e 25 minutos de futebol (e alguma publicidade), a que se segue propaganda da Comissão Europeia, terminando o serão com a repetição do Portugal no Coração, um serviço muito útil a quem sofrer de insónia!

Até quando teremos de pagar isto? Ao contrário do que diz o outro, prefiro mais uns quilómetros de auto-estrada...